Páginas

Indicação da semana





Olá pessoas internéticas! Tive a ideia de montar um projeto simples de indicações de livros do qual eu gostei. Funcionará da seguinte forma: Toda Terça Feira (se possível) postarei aqui nomes de livros que tenham gerado algum significado para mim, que tenham me interessado, etc. Alguns serão livros didáticos, com temas relacionados à educação e outros que me chamarem atenção - tendo ou não relação com a educação. A ideia do blog é mais ampla e trarei assuntos do qual me despertarem interesse também!

Partindo disso, hoje farei a indicação de um livro didático sugerido por minha professora do curso de Pedagogia, Maria Conceição. Intitulado "O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem" (Telma Weisz), o exemplar trata de assuntos que parecem distantes de nosso cotidiano (por acharmos que a educação é meramente didática e não se aplica fora da escola), mas que estão totalmente integrados à ele. A visão da forma de ensino de Telma, remete uma reflexão sobre como os professores, pais e alunos se comportam atualmente e como deveriam se comportar diante de diversos novos métodos de ensino existentes na educação construtivista e moderna. 

Casos de alunos, pais e professores em sala de aula também são bem exemplificados, tornando ainda mais fácil a compreensão da escrita e do ponto de vista extraordinário de Weisz. Diante à essa facilidade, a leitura se torna gostosa, rápida e reflexiva. Com aproximadamente 130 páginas, mostra-se completo e super acessível à seu bolso. 

Se interessou? Pois então não perca tempo, este livro só irá acrescentar pensamentos positivos sobre os mais variados assuntos que nos permeiam e está disponível em: Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Estante Virtual e diversos documentos de download! 


Espero que tenham gostado. Até a próxima!



21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down


Se você acredita na inclusão, deve estar por dentro do assunto e da data tão especial quanto a de hoje! Mas como você se refere à essa patologia? Como doença?

Muitos julgam a síndrome como uma doença pelo fato da diferença ser perceptível às pessoas. Porém, engana-se quem pensa assim! A síndrome não é uma doença! Ela é uma ocorrência genética natural.

Por motivos ainda estudados, durante o período de gestação, formam-se 47 cromossomos no lugar de 46 que se formam normalmente. Este material a mais, altera o desenvolvimento regular do bebê. Características como olhos puxados, corpo mais molinho e a diferença do ritmo de aprendizagem e desenvolvimento, são presentes nesta síndrome. 

Mas nota-se no vídeo a seguir que isso não é um empecilho. Estes indivíduos se tratam e se mostram como iguais e querem se inteirar na sociedade como qualquer pessoa dita normal. Então por que tratá-los como diferentes quando o assunto é inclusão? Assista o vídeo e veja como é melhor viver sem diferenças respeitando a singularidade de cada ser humano!



Espero que tenham gostado do post. Até a próxima!



Da folha de papel a página da Web


Você é um professor integrado ao mundo atual? É antenado? Utiliza recursos para uma dinâmica diferente e interessante à educação? Acredito que se está aqui, você com certeza é!

Vivemos na geração Z, somos parte de um mundo globalizado e moderno onde as tecnologias têm roubado a cena e a atenção de milhares de indivíduos pelo mundo. Estar por dentro e aprender a se integrar neste meio não é uma tarefa fácil e nem tampouco compreensível para alguns. O fato de resolver diversas coisas tecnologicamente, assustam muitas pessoas, princialmente pais e professores. Além disso, o choque de diferentes gerações se caracterizam em inseguranças, preconceitos e impaciência diante às complicações da nova ferramenta de comunicação.

No entanto, já analisaram como isso pode ser benéfico para a educação? As crianças de hoje aprendem com uma facilidade impressionante o manuseio de um tablet ou smartphone, por exemplo, e por meio destes podem aprender e ensinar. A internet tem diversos conteúdos didáticos a serem explorados por alunos e professores: jogos, vídeos, textos, slides, há uma infinidade de materiais com conteúdos sólidos e bem estruturados.




Aprender de uma forma dinâmica, diferente e prática, pode trazer mais prazer e curiosidade ao aluno. Este, irá entender que a tecnologia é bem mais que apenas redes sociais. Compreenderá também, que há tempo de estudar e tempo de socializar. Profissionais com dificuldades em mexer e explorar esse meio, podem trocar conhecimentos com aluno, descobrir novas formas de ensino e se fazer parte dessa nova realidade tecnológica.




Espero que tenham gostado do post! Até a próxima!



Olá pessoas internéticas!


É com grande satisfação que inicio este site! É algo diferente, porém bem legal e informativo. Abordarei diferentes assuntos relacionados à educação e a comunicação tecnológica que vem crescendo neste meio há algum tempo. E por que não começar me apresentando, não é mesmo? Então lá vai!

Meu nome é Juliana, tenho 19 anos e curso Pedagogia. Estou no primeiro semestre e já me identifiquei totalmente com a área, não somente por se tratar de educação, mas o conjunto dela: o social, o político, a tecnologia, a psicologia, etc. Tudo me fez ver que o mundo se envolve em cada categoria que identificamos "diferentes" ou até "nada a ver". É como um quebra-cabeça, onde cada peça tem sua interação com a outra.

No mais, agradeço a paciência em ler (espero que alguém tenha lido, haha) e vamos nessa!