Páginas

Acervo cultural


Olá pessoal! Já citei aqui sobre o Currículo +, certo? Pois então. Hoje trago uma novidade sobre um projeto muito interessante que estão montando utilizando essa plataforma.

Segundo o site Pop Mundi, alunos da rede estadual de ensino, poderão ter acesso à 60 objetos digitais sobre a cultura indígena no Currículo +. A Secretaria da Educação de São Paulo irá disponibilizar materiais como dicionários, lendas e mitos, etnias brasileiras, legislação e outros assuntos que tenham relação com o tema. A proposta é que os alunos absorvam essas informações culturais, por meio da tecnologia, de pesquisas e buscas por aquilo que acharem interessante. Este conteúdo, de acordo com o Pop Mundi, estará acessível em Maio. O dia não foi divulgado.



Entre o que poderão encontrar neste acervo, está a Cartilha Guarani, elaborada pela Educação. São dois exemplares com instruções para o ensino dos alunos. Estes exemplares, foram produzidos pelos próprios índios com a supervisão de uma especialista em linguística. Na rede estadual, na cultura dessas comunidades, as escolas indígenas são bilíngues. Para isso, os educadores trabalham com materiais nas línguas guarani, tupi-guarani,terena, kaingang e krenak.

Nesse trabalho, será possível encontrar textos, vídeos, infográficos, jogos e atividades. Há uma classificação de nível, disciplina, tipo de mídia e etc, no Currículo +. 

“A ação permite que o tema seja trabalhado além dos espaços das escolas estaduais indígenas, chegando a todas as unidades de ensino da rede de forma mais dinâmica. O conteúdo moderniza a forma de ensinar e aprender a cultura para um público diversificada de crianças e jovens, com respeito à diversidade étnica que marca a nossa rede”, afirma Julieth Melo de Souza, do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria.

Legal né? É mais do que necessário incluir culturas tão ricas na aprendizagem escolar de uma criança. O modo que vivem, os rituais, os mitos, as religiões, tudo é informação e conhecimento. Um projeto muito interessante que com certeza dará certo. 

Espero que tenham gostado, até a próxima!



Faça você mesmo


Olá pessoal! Vocês já passaram por alguns artigos, revistas, jornais e já se depararam com gráficos bonitos e animados? Aposto que sim! E se eu disser que é simples montar algo parecido? 

É isso aí! Sites como Easel.ly e Piktochart, oferecem ferramentas bem legais para que se faça um infográfico cheio de figuras e textos do seu jeitinho, pois há diversas possibilidades de personalizá-los e deixá-los como quiser. Para isso, é necessário que se faça uma conta e se junte ao site. Depois disso, é só criar e e esbanjar criatividade para fazer o seu! 



Eu fiz o meu, gostaram? Então entrem em um dos sites e se deliciem nesta ótima ferramenta gratuita! Até a próxima!



Currículo + Educação para crescer


Olá pessoal! É com grande satisfação que apresento à vocês uma ferramenta rica de recursos e de novas aprendizagens. O Currículo + . Você sabe o que é e como funciona? 

É um site que oferece diversas plataformas de ensino, que orienta os educadores para incluir a tecnologia de uma forma mais criativa e saudável no aprendizado de jovens e crianças. Com ele, é possível desenvolver conteúdos do Ensino Fundamental ao Médio, contando com ferramentas de vídeo, jogos, áudios, livros digitais, simuladores, infográficos e muito mais!



Que tal dar uma checada nisso? Garanto que fará um ótimo negócio, e o aprendizado se realizará em ambas as partes (aluno e professor). Espero que tenham gostado da dica, até a próxima!



Aprenda inglês em casa!





Atualmente, aprender uma nova língua é essencial para vida profissional e pessoal. Além de ser gostoso entender o que uma música em inglês diz, por exemplo, só tem a acrescentar em um currículo e aumenta as chances de alcançarmos nossos sonhos e objetivos.

Eu sempre gostei de inglês e você? Se "eu também" foi a sua resposta, sugiro que continue a ler esta postagem! Você já deve ter ouvido falar de aulas online, certo? É uma forma bem legal de aprender sem sair de casa, para uma pessoa que não tem tempo para isso então, nem se fale! E pensando nisso, que tal iniciar aulas gratuitas agora mesmo? Um site com um layout bem chamativo, pode te proporcionar isso. No Duolingo, você poderá aprender inglês, espanhol ou francês! Gratuito, atende todas as necessidades que um curso oferece, desde de atividades e jogos, à avaliações e nivelamento de nível! Para participar do site, é necessário que faça uma conta, mas acalme-se, é coisa rápida! Outra sugestão bem legal de site online para aprender idiomas, porém com uma gama maior de línguas, é o Livemocha, que também é gratuito e atende todas as necessidades de quem procura aprender em casa! 

E aí? Gostou das dicas? Então corra agora mesmo e faça sua conta em um dos sites. Bye bye!



Indicação da semana




Olá pessoal! Sabem que dia é hoje? Não? Pois para quem não sabe, hoje é dia da educação!!! Legal não é? E que tal aproveitar o restinho desse dia lendo algo para você ou para alguém? Eduque-se lendo, procurando sempre se renovar, pois a leitura renova e a cada livro descobrimos algo novo!

Enfim, hoje eu sugiro a leitura do livro espetacular de Chris Colfer "Terra de histórias". A obra ilustra o mundo lúdico, cheio de aventuras e fantasias vividas por duas crianças! Elas acabam ganhando um livro mágico e entram dentro dele, vivendo diversas aventuras e passando por muitas histórias como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e muito mais! É um livro longo, porém é divertido do começo ao fim. 

E aí, por que não mergulha nessa viagem ao mundo de fantasias também? Posso garantir que não irá se arrepender.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Indicação da Semana



Olá pessoal! Eu dei uma bela de uma sumida não é?! Eu sei, estive com uns problemas de saúde e precisei me cuidar. Agora que estou melhor, como prometido todas as terças, indicarei um livro. 

Ler é bom e quando se tem em mãos uma obra na qual é possível viajar, imaginar e fantasiar, é melhor ainda! A imaginação faz parte do processo cognitivo de qualquer ser humano e com ela nos apropriamos de um mundo nosso! Seguindo essa linha, o livro de Maurice Sendak "Onde vivem os monstros" traz um universo novo de muitas descobertas! Um livro curto, cheio de ilustrações e fácil de ler, carrega consigo uma história repleta de fantasia e reflexão! Fez tanto sucesso que foi feito uma adaptação da obra para um filme. 

A forma como a narrativa é embasada na realidade sem que percebamos, é incrível! Que tal gastar alguns minutinhos lendo para alguma criança ou para você mesmo? Eu aposto que não irá se arrepender! Boa leitura.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Indicação da semana




Com um pouco de atraso, mas como prometido, vou fazer a indicação de um livro! E você já pensou em quanto sonhar é bom? Nos motiva, nos instiga e nos fortalece. Sonhar faz bem. E é com essa concepção, que Augusto Cury escreve seu exemplar "Nunca desista de seus sonhos". 

Um livro bastante denso de sensibilidade e filosofia. É motivador e nos proporciona uma dimensão ampla do ato de sonhar, do não desistir. É simples e bem fininho. Recomendo à todos, e para que possam ter um gostinho do que estou falando, segue abaixo um trecho de Cury:

"A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.
A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.
Este livro foi escrito para todos os que precisam sonhar (crianças, jovens, pais, profissionais) e não apenas para psicólogos e educadores. Ele fala sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos.
Acima de tudo este livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar a sua vida. Uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido." - Augusto Cury

Sentiram o drama? Pois então corra e boa leitura!



Páscoa interativa


Já analisou o quanto a páscoa pode trazer benefícios educativos e interativos às crianças? 



Essa data é geralmente associada à religião, à chocolates, ovos e coelhos (fique por dentro desse assunto), o que atrai ainda mais a garotada! Então por que não inserir brincadeiras que tragam diversas instigas à elas? Segue abaixo a lista:

• Pintura de Ovos - Uma maneira simples e divertida de animar a galera, integrando-os ao processo. Separe ovos cozidos ou vazios (é necessário fazer um pequeno furo para esvaziá-lo, higienizando-o depois). Agora, é só pintar a casca com papel crepom e água, tinta guache ou corante alimentício.

• Corrida do Ovo - Uma brincadeira já vista em diversos filmes, gincanas e etc. Com uma colher, um ovo e um espaço grande, a diversão é garantida na certa! É uma atividade na qual vai utilizar e explorar algumas habilidades das crianças, tais como a concentração, agilidade, velocidade, controle etc. Determine um ponto de chegada e utilizando a colher, coloque um ovo (pode ser de chocolate já que estamos falando da páscoa) na mesma. Dê as instruções corretas para que o ovo chegue intacto até o ponto determinado.

• Caça aos Ovos - Uma brincadeira típica em alguns países, que habilitará na criança a curiosidade, a lógica, a observação e o espírito investigativo! Para que seja realizada essa atividade, os adultos devem esconder em diferentes lugares, os ovos de chocolate.

• Coelhinho sai da Toca -  O objetivo dessa atividade é a atenção. Os participantes serão divididos em grupos de três. Dois jogadores ficam de mãos dadas formando a toca e um terceiro participante fica no meio representando o coelho perdido. Uma pessoa é escolhida para dar o comando "Coelhinho sai da toca. 1,2,3" e assim que o fizer, todos devem correr procurando a toca, inclusive o coelhinho perdido. Aquele que não conseguir entrar, será o coelho da próxima jogada. Este jogo se assemelha à brincadeira da cadeira, é bem divertido! 

Listadas as brincadeiras, percebe-se o quanto a garotada pode aprender brincando. Com estímulos e criatividade dos pais, é possível tornar um momento espontâneo, em um educativo. E aí, gostou? Ainda é páscoa, corra lá e exercite esse lado divertido que há dentro de todos nós e curta a criançada! 



02 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo


E neste dia especial, por que não nos inteirarmos nessa realidade, nesse mundo peculiar do autista? O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento de um indivíduo perceptível antes mesmo dos três anos de idade. Apresenta características como a dificuldade de interação social, a linguagem verbal e não verbal, brincadeiras de faz de conta, sentidos aguçados (visão, olfato, audição, paladar, tato), a repetição e restrição de comportamento, mostram-se apegados à objetos e quando há mudanças de rotina o emocional se altera. 

O transtorno vai de quadros mais leves (como a síndrome de Asperger) até situações mais graves em que o portador é incapaz de socializar-se de maneira menos agressiva, tendo também um comprometimento de retardo mental. Dentre as causas ainda estudadas, ressaltam os fatores biológicos e genéticos - de acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.

O diagnóstico eficaz é clínico! A internet é um ótimo meio de pesquisas, porém um relatório completo e um acompanhamento médico com a criança logo no inicio do surgimento das dúvidas quanto às ações que esta vem apresentando, é imprescindível! Em relação ao tratamento, exige diferença entre os pacientes, pois depende muito do grau do Autismo. Cada indivíduo recebe um atendimento individual, de acordo com suas deficiências e necessidades. 

É preciso estar presente, manter-se em contato afetivo com a criança e saber tratá-la de forma condizente ao transtorno. É necessário que a família se mantenha forte, com um bom emocional e acima de tudo: com muita vontade de ajudar, de estar perto, de correr atrás. Uma rotina sem muitas mudanças, é essencial, já que há dificuldades em novas adaptações. A integração escolar pode ser feita, no entanto é importante observar que cada caso é um laudo diferente, é preciso respeitar o grau de diferença e em alguns casos, o melhor é procurar uma instituição que ofereça um atendimento mais individual, para que o progresso se torne possível levando em relação às dificuldades mais pontuadas. 

Agora que já está por dentro do assunto, que tal assistir um vídeo lindo? Veja a visão do irmão Otávio (três anos) sobre Ítalo (seis anos) que possui o autismo.





Espero que tenham gostado. Até a Próxima!