Olá pessoal! Já citei aqui sobre o Currículo +, certo? Pois então. Hoje trago uma novidade sobre um projeto muito interessante que estão montando utilizando essa plataforma.
Segundo o site Pop Mundi, alunos da rede estadual de ensino, poderão ter acesso à 60 objetos digitais sobre a cultura indígena no Currículo +. A Secretaria da Educação de São Paulo irá disponibilizar materiais como dicionários, lendas e mitos, etnias brasileiras, legislação e outros assuntos que tenham relação com o tema. A proposta é que os alunos absorvam essas informações culturais, por meio da tecnologia, de pesquisas e buscas por aquilo que acharem interessante. Este conteúdo, de acordo com o Pop Mundi, estará acessível em Maio. O dia não foi divulgado.
Entre o que poderão encontrar neste acervo, está a Cartilha Guarani, elaborada pela Educação. São dois exemplares com instruções para o ensino dos alunos. Estes exemplares, foram produzidos pelos próprios índios com a supervisão de uma especialista em linguística. Na rede estadual, na cultura dessas comunidades, as escolas indígenas são bilíngues. Para isso, os educadores trabalham com materiais nas línguas guarani, tupi-guarani,terena, kaingang e krenak.
Nesse trabalho, será possível encontrar textos, vídeos, infográficos, jogos e atividades. Há uma classificação de nível, disciplina, tipo de mídia e etc, no Currículo +.
“A ação permite que o tema seja trabalhado além dos espaços das escolas estaduais indígenas, chegando a todas as unidades de ensino da rede de forma mais dinâmica. O conteúdo moderniza a forma de ensinar e aprender a cultura para um público diversificada de crianças e jovens, com respeito à diversidade étnica que marca a nossa rede”, afirma Julieth Melo de Souza, do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria.
Legal né? É mais do que necessário incluir culturas tão ricas na aprendizagem escolar de uma criança. O modo que vivem, os rituais, os mitos, as religiões, tudo é informação e conhecimento. Um projeto muito interessante que com certeza dará certo.
Espero que tenham gostado, até a próxima!





Nenhum comentário:
Postar um comentário