Páginas

Dica relâmpago




Oie! Ferramentas práticas, de fácil acesso e com uma infinidades de funções são bem chamativas e com razão, não é mesmo? Então aqui vão algumas dicas de excelentes ferramentas para seu uso!

Ao fazermos uma pesquisa, podemos utilizar diversos meios e formas de aprendizado. A wikipédia por exemplo, é uma boa ferramenta de pesquisa. Simples, de fácil compreensão e contendo sempre o que desejamos. No entanto, é necessário manter-se bem informado e sempre procurarmos outros lugares de busca e compará-los, já que a Wikipédia pode ser editada e modificada por qualquer pessoa, e por este motivo, contando com um mediador responsável de certificar que o conteúdo não foi projetado por alguém de forma pejorativa. É válido saber o que estamos procurando para que seja de fácil percepção algum possível erro a ser encontrado no site. 

Há também o Google Docs. Este, é repleto de funções! De fácil acesso também, ao criar uma conta gratuitamente, pode-se fazer nele o que desejar com o que ele oferece (Word, PowerPoint, Excel). Abre, cria e edita tudo online, sem a necessidade de instalações do pacote office. É colaborativo pois o que você posta, pode ser visto por outras pessoas e estas, podem utilizar ou até mesmo colaborar editando o trabalho. Encarando isso como um trabalho escolar por exemplo: enquanto você escreve, seu amigo pode ir corrigindo e modificando alguns errinhos passados despercebidos. No entanto, minha primeira impressão foi desconfortável pelas diversas funções que ele possui, levei um tempinho para aprender tudo e usá-lo de forma mais tranquila. Bom, é uma ótima ferramenta!

Já o Podcast, é um instrumento muito legal de informação. Pode-se fazer com ele o que achar necessário. São arquivos de áudio e vídeos, então gravar uma aula, um livro, música, novela, série, poema, enfim, gravar o que quiser, é uma coisa totalmente criativa e instigadora. Usar isso para narrar uma história infantil, por exemplo, fazendo as crianças ouvirem e interpretarem de forma mais curiosa o contexto do livro, ou ainda despertar a imaginação pensando em quem estaria ali narrando. Ou ainda um áudio de uma palestra! Eu ouvi alguns poemas por meio desta ferramenta e achei super legal, embora ler ainda me remeta mais prazer! Pode se aprender muito com Podcast!

Por fim, as redes sociais. Há diversas dela pela Web. Informativas ou não, são usadas - e muito - por muitos indivíduos. O Facebook por exemplo, uma rede social cheia de pessoas, com diversas visões sobre o mundo, divulgando sempre seus olhares sobre algo por meio de texto ou até fotos. Aprende-se também por essa rede! Se engana aquele que diz que não! Um compartilhamento de um texto sobre animais aqui, um debate político ali, um vídeo viral acolá, há uma infinidade de informações sobre diversos assuntos nessa ferramenta de comunicação! É possível também a criação de grupos de interação estudantil para tirar dúvidas, discutir trabalhos etc. É diversão em meio à educação!

Viu? Todas essas ferramentas, por mais diferentes que pareçam ser, trazem sempre algo parecido: o conhecimento e a busca por coisas novas. Adequar-se à esses novos meios educativos, é a melhor forma de nos mantermos sempre atualizados e aprendendo sempre mais.

Espero que tenham gostado, até a próxima! 



Emaranhado de palavras


Olá pessoal! Sei que hoje é dia de indicação de livro, porém estou aqui para indicar um site, o Tagxedo. 

É um ambiente super legal de educação onde se pode montar e misturar palavras formando figuras, como no exemplo em que fiz. Você pode arrumar tudo do seu jeito, pois essa ferramente oferece diversos objetos para que você organize seu trabalho da sua forma. Poderá fazer desde mapas conceituais com figuras super legais como: mão, pé, coração e árvore, até uma belíssima caneca! Confira você mesmo como tudo funciona clicando AQUI. Essa é mais uma maneira criativa de envolver a criatividade e seus conhecimentos! Faça já o seu!


Espero que tenham gostado, até a próxima!




Indicação da semana


Olá pessoal. A minha postagem hoje não terá ligação com leitura ou algo do tipo. Vou aproveitar que o espaço é "Indicação" e indicar alguns sites com templates para blog. 

Mas você pode estar se perguntado o que é isso, então deixe-me esclarecer. Template ou Tema, é o modelo do seu blog. São temas que você pode personalizar ou encontrá-los personalizados. Muita gente me perguntou como fiz para editar todo o meu blog e foi exatamente assim, com esses templates que estão disponíveis na internet. 

De fato, não é fácil editá-lo, eu não aprendi de um dia para o outro. Na verdade eu já tinha uma noção de como funcionava por conta da rede social Tumblr, onde aprendi (fuçando) a editar várias coisinhas. Mas espere aí! Não é um bicho de sete cabeças não. Há diversos tutoriais no youtube com o passo a passo de como personalizar blogs, há também nos próprios sites que disponibilizam os temas, um tutorial rápido e simples de como fazer para ficar tudo correto na hora de editar.

Deixo claro que eu não sei montar um template, eu apenas baixo e edito o que já está feito. Construir um template exige conhecimentos profundos em informática e design e isto eu não tenho! 

Segue abaixo, alguns dos sites que visitei e que possuem temas grátis:



Lembrando que os créditos de quem fez, não devem ser retirados, plágio é crime! Enfim, espero que eu tenha ajudado e até a próxima!



Indicação da semana




Olá pessoal! Hoje quero fazer diferente: Eu sempre sugiro e incentivo à leitura, porém, recentemente assisti um filme que mexeu muito comigo e que mexe, na verdade, com qualquer pessoa que o assista. 

O filme também é uma ótima maneira de mergulhar em outro mundo, observando diversas situações, muitas vezes diferente da sua. Além de despertar um lado mais crítico, nos faz refletir sobre como agimos, como somos ou como deveríamos ser. 

Bem, sem mais delongas. É um roteiro nacional, quero ressaltar tal informação, já que algumas pessoas têm uma imagem negativa dos filmes brasileiros, mas aí vai um alerta: É necessário que se conheça o cinema brasileiro mais afundo, há infinitos filmes bem dirigidos e com histórias de arrepiar e nos deixar de queixo caído! Então, se você é uma das pessoas que não curtem muito um filminho nacional, deixo aqui a minha dica deste filme que com certeza irá te agradar e abrirá um leque de outras possibilidades nacionais. O nome da obra é "O contador de histórias" de Luiz Villaça, é biográfico e narra a história de Roberto Carlos Ramos, mostrando como o afeto pode transformar a realidade. Deixo a sinopse do filme AQUI e o trailer logo abaixo.


Espero que tenham gostado, até a próxima!



Você já ouviu falar sobre o Cyberbullying?





Olá pessoal. Hoje trago um assunto pouco animador: o cyberbullying. Você sabe o que é? Se você relacionou ao ruim e velho bullying, está no caminho certo!

O bullying, é um ato de agressão física ou verbal contra um indivíduo, na qual se dá por questões de desafetos e preconceitos. Ainda que esta ação se dê durante o recreio e na escola, com os avanços tecnológicos o cenário dessas atrocidades se transformou um pouco: passou do pátio da escola ao Smartphone

Cerca de 17% dos alunos são vítimas de ataques via internet. Segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em conjunto com psicólogos especializados em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, mostra que um a cada cinco adolescentes entre 12 e 15 anos sofreram cyberbullying. É nesta idade de transição da criança para a vida adolescente, quando começam a se ingressar nas redes sociais, tais como o Facebook, Twitter e Instagram, que a vida pessoal se torna mais exposta. São lugares propícios à interações de diversas pessoas, de diferentes lugares.

Assim como é importante que o adulto se preocupe em aconselhar a criança ao uso de técnicas de segurança, se torna necessário agora, que se preocupem também com medidas preventivas nos ambientes da Web. “As crianças devem desenvolver um senso moral ao se comunicarem com outras pessoas online, assim como fazem quando se comunicam ao vivo. Isto os encorajará a ter empatia pelos outros e reduzirá a probabilidade de participarem de ciberdelitos ou ciberbullying. É igualmente importante que entendam, desde pequenos, os potenciais perigos relacionados a algumas atividades online”, explica David Emm, Pesquisador de Segurança na Kaspersky Lab.

É importante ressaltar, que mesmo sem a agressão propriamente física como a do bullying tradicional, o cyberbullying oferece muitos perigos pois quem ataca normalmente:

Permanece com sua identidade anônima, se tornando mais difícil de encontrar a pessoa na qual está denegrindo a vítima.
É mais difícil se esconder, pois a maioria das pessoas têm acesso à internet e qualquer falsa informação divulgada acaba se tornando um viral e se espalha com muita rapidez.
O agressor, por ser oculto e não ver a forma e o estado real da vítima, não adquire sentimentalismo algum em relação ao que sofre o indivíduo, então, não se importam com o que fazem.

Outro problema muito grande é a falta de comunicação da vítima com a família, já que no bullying já se é difícil esse diálogo, quem dirá no cyberbullying, onde tudo é muito mais oculto para a família. E é por este motivo que os pais precisam estar atentos às redes sociais, de modo que supervisionem o que os filhos fazem na internet, com quem falam e se estão seguros (neste caso, os responsáveis devem prestar atenção na privacidade do perfil da web). E se você, pai ou mãe, perceber que há algo de errado, dialogue com seu filho, ele precisa de você! A psicóloga Dra. Astrid Carolus, especializada em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, relata: “O diálogo é muito importante para as crianças que são vítimas. Se o seu filho se encontra nesta situação, mostre que ele não está sozinho, que há mais crianças passando pelo mesmo. Existe, inclusive, uma grande quantidade de celebridades que sofreram bullying e falam abertamente sobre suas experiências”.

Viu como é de extrema importância este assunto? A segurança de uma criança depende da supervisão e da ajuda dos responsáveis. A prevenção e soluções de agressões como essa, está na ação dos responsáveis que devem dialogar e permanecer do lado da criança até o fim, para que a vítima se sinta protegida e segura para falar sobre o que pode estar acontecendo. É, a tecnologia é uma ferramenta de muita utilidade, porém, todo o cuidado é pouco!

Espero que tenham gostado, até a próxima!




Indicação da semana



Olá pessoal! Gostam de textos poéticos? Eu adoro lê-los, pois me trazem uma paz de espírito absurda! Além de nos fazer refletir sobre vários assuntos e até mesmo sobre nossa vida e sobre como estamos vivendo. Pense você em uma tarde gostosa ou em uma noite de frio, sem nada para fazer e com um tédio de deixar os cabelos de pé, você pensa, pensa, pensa no que fazer e nada vem a sua mente. É então que eu lhe digo: Leia. Pegue um bom livro, uma coberta e um chocolate quente ou um chá, e sente-se para ler em um lugar tranquilo. E a poesia é uma ótima maneira de relaxar e ocupar o tempo, porque ela nos transporta para um outro mundo, cheio de significados e sentidos.

O livro "Antologia Poética" de Carlos Drummond de Andrade, traz tudo o que eu disse e um pouco mais! Uma obra cheia de universos temáticos definidos pelo próprio autor e pelo tempo que ele viveu. Há poemas como "Sentimento do Mundo", "Mãos dadas", "Confidência do Itabirano", "Poema de sete faces", "Infância", "A mão", entro outros, que conseguem nos arrepiar facilmente com seu olhar sensível e crítico. Ele é um pouco extenso, mas com uma leitura deliciosa e eu super recomendo! A seguir, um de meus poemas favoritos da obra:



Espero que tenham gostado, até a próxima!




Você sabe o que é e como funciona uma WebQuest?


Olá pessoal! Vocês sabem o que é uma WebQuest? A palavra causa estranheza, porém, irão descobrir o quanto essa ferramenta é interessante!



Com certeza vocês já participaram de algum jogo como "Caça ao tesouro", uma brincadeira organizada com tarefas e pistas para que se chegue ao objetivo que é encontrar o objeto perdido, o tesouro. Então, a WebQuest segue a mesma metodologia de buscas e de tarefas para que se chegue ao objetivo proposto! Ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico e criativo de alunos e educadores.

Este método tem a intenção de promover e estimular alunos e professores ao uso da internet como ferramenta educativa, como um site de buscas para o enriquecimento do conhecimento. Além de colocar os alunos à práticas como buscar informações para a realização da tarefa proposta pelo educador, instiga a criança ou adolescente a procurar sempre mais e organizar suas ideias para a realização do trabalho.

E mais: a WebQuest não exige Softwares específicos além dos utilizados para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. É tudo online e com fácil acesso para a construção de uma. O site WebQuest Fácil, oferece tudo o que é necessário para a construção de uma pesquisa rica e valiosa. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos: 


  • Introdução: Insere-se aqui uma breve colocação sobre o assunto e o que mais for necessário para situar o aluno em sua atividade.
  • Tarefa: Informa o Software e o produto que será utilizado.
  • Processo: Define a forma como será realizada a atividade e quais recursos estão dispostos ao aluno (site, livro, vídeo, etc).
  • Recursos: Sugestão de buscas, ex.: endereços de sites, páginas na web, links de vídeo.
  • Avaliação: Esclarece como os alunos serão avaliados.
  • Conclusão: Resume o assunto da WebQuest e os objetivos atingidos.
  • Créditos: Informa as fontes que foram usadas para a montagem do trabalho, é também espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração. 

Seguindo todos estes passos, consegue-se a construção de uma excelente atividade! Eu já montei a minha com minha amiga! Em nossa aula de Tecnologia Educacional, foi proposta por nosso Professor Roberto, a construção de uma, e nos organizamos para que tudo saísse corretamente. Quer dar uma olhada? Então clique AQUI e mergulhe em nosso universo para um mundo melhor e mais sustentável! E você não fique fora dessa, faça a sua também!

Espero que tenham gostado, até a próxima!