Oie! Ferramentas práticas, de fácil acesso e com uma infinidades de funções são bem chamativas e com razão, não é mesmo? Então aqui vão algumas dicas de excelentes ferramentas para seu uso!
Ao fazermos uma pesquisa, podemos utilizar diversos meios e formas de aprendizado. A wikipédia por exemplo, é uma boa ferramenta de pesquisa. Simples, de fácil compreensão e contendo sempre o que desejamos. No entanto, é necessário manter-se bem informado e sempre procurarmos outros lugares de busca e compará-los, já que a Wikipédia pode ser editada e modificada por qualquer pessoa, e por este motivo, contando com um mediador responsável de certificar que o conteúdo não foi projetado por alguém de forma pejorativa. É válido saber o que estamos procurando para que seja de fácil percepção algum possível erro a ser encontrado no site.
Há também o Google Docs. Este, é repleto de funções! De fácil acesso também, ao criar uma conta gratuitamente, pode-se fazer nele o que desejar com o que ele oferece (Word, PowerPoint, Excel). Abre, cria e edita tudo online, sem a necessidade de instalações do pacote office. É colaborativo pois o que você posta, pode ser visto por outras pessoas e estas, podem utilizar ou até mesmo colaborar editando o trabalho. Encarando isso como um trabalho escolar por exemplo: enquanto você escreve, seu amigo pode ir corrigindo e modificando alguns errinhos passados despercebidos. No entanto, minha primeira impressão foi desconfortável pelas diversas funções que ele possui, levei um tempinho para aprender tudo e usá-lo de forma mais tranquila. Bom, é uma ótima ferramenta!
Já o Podcast, é um instrumento muito legal de informação. Pode-se fazer com ele o que achar necessário. São arquivos de áudio e vídeos, então gravar uma aula, um livro, música, novela, série, poema, enfim, gravar o que quiser, é uma coisa totalmente criativa e instigadora. Usar isso para narrar uma história infantil, por exemplo, fazendo as crianças ouvirem e interpretarem de forma mais curiosa o contexto do livro, ou ainda despertar a imaginação pensando em quem estaria ali narrando. Ou ainda um áudio de uma palestra! Eu ouvi alguns poemas por meio desta ferramenta e achei super legal, embora ler ainda me remeta mais prazer! Pode se aprender muito com Podcast!
Por fim, as redes sociais. Há diversas dela pela Web. Informativas ou não, são usadas - e muito - por muitos indivíduos. O Facebook por exemplo, uma rede social cheia de pessoas, com diversas visões sobre o mundo, divulgando sempre seus olhares sobre algo por meio de texto ou até fotos. Aprende-se também por essa rede! Se engana aquele que diz que não! Um compartilhamento de um texto sobre animais aqui, um debate político ali, um vídeo viral acolá, há uma infinidade de informações sobre diversos assuntos nessa ferramenta de comunicação! É possível também a criação de grupos de interação estudantil para tirar dúvidas, discutir trabalhos etc. É diversão em meio à educação!
Viu? Todas essas ferramentas, por mais diferentes que pareçam ser, trazem sempre algo parecido: o conhecimento e a busca por coisas novas. Adequar-se à esses novos meios educativos, é a melhor forma de nos mantermos sempre atualizados e aprendendo sempre mais.
Espero que tenham gostado, até a próxima!





Nenhum comentário:
Postar um comentário