Páginas

Você já ouviu falar sobre o Cyberbullying?





Olá pessoal. Hoje trago um assunto pouco animador: o cyberbullying. Você sabe o que é? Se você relacionou ao ruim e velho bullying, está no caminho certo!

O bullying, é um ato de agressão física ou verbal contra um indivíduo, na qual se dá por questões de desafetos e preconceitos. Ainda que esta ação se dê durante o recreio e na escola, com os avanços tecnológicos o cenário dessas atrocidades se transformou um pouco: passou do pátio da escola ao Smartphone

Cerca de 17% dos alunos são vítimas de ataques via internet. Segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em conjunto com psicólogos especializados em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, mostra que um a cada cinco adolescentes entre 12 e 15 anos sofreram cyberbullying. É nesta idade de transição da criança para a vida adolescente, quando começam a se ingressar nas redes sociais, tais como o Facebook, Twitter e Instagram, que a vida pessoal se torna mais exposta. São lugares propícios à interações de diversas pessoas, de diferentes lugares.

Assim como é importante que o adulto se preocupe em aconselhar a criança ao uso de técnicas de segurança, se torna necessário agora, que se preocupem também com medidas preventivas nos ambientes da Web. “As crianças devem desenvolver um senso moral ao se comunicarem com outras pessoas online, assim como fazem quando se comunicam ao vivo. Isto os encorajará a ter empatia pelos outros e reduzirá a probabilidade de participarem de ciberdelitos ou ciberbullying. É igualmente importante que entendam, desde pequenos, os potenciais perigos relacionados a algumas atividades online”, explica David Emm, Pesquisador de Segurança na Kaspersky Lab.

É importante ressaltar, que mesmo sem a agressão propriamente física como a do bullying tradicional, o cyberbullying oferece muitos perigos pois quem ataca normalmente:

Permanece com sua identidade anônima, se tornando mais difícil de encontrar a pessoa na qual está denegrindo a vítima.
É mais difícil se esconder, pois a maioria das pessoas têm acesso à internet e qualquer falsa informação divulgada acaba se tornando um viral e se espalha com muita rapidez.
O agressor, por ser oculto e não ver a forma e o estado real da vítima, não adquire sentimentalismo algum em relação ao que sofre o indivíduo, então, não se importam com o que fazem.

Outro problema muito grande é a falta de comunicação da vítima com a família, já que no bullying já se é difícil esse diálogo, quem dirá no cyberbullying, onde tudo é muito mais oculto para a família. E é por este motivo que os pais precisam estar atentos às redes sociais, de modo que supervisionem o que os filhos fazem na internet, com quem falam e se estão seguros (neste caso, os responsáveis devem prestar atenção na privacidade do perfil da web). E se você, pai ou mãe, perceber que há algo de errado, dialogue com seu filho, ele precisa de você! A psicóloga Dra. Astrid Carolus, especializada em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, relata: “O diálogo é muito importante para as crianças que são vítimas. Se o seu filho se encontra nesta situação, mostre que ele não está sozinho, que há mais crianças passando pelo mesmo. Existe, inclusive, uma grande quantidade de celebridades que sofreram bullying e falam abertamente sobre suas experiências”.

Viu como é de extrema importância este assunto? A segurança de uma criança depende da supervisão e da ajuda dos responsáveis. A prevenção e soluções de agressões como essa, está na ação dos responsáveis que devem dialogar e permanecer do lado da criança até o fim, para que a vítima se sinta protegida e segura para falar sobre o que pode estar acontecendo. É, a tecnologia é uma ferramenta de muita utilidade, porém, todo o cuidado é pouco!

Espero que tenham gostado, até a próxima!




4 comentários:

  1. É um assunto muito polêmico e triste... Muito bom esse post, adorei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rafa! Sim esse assunto é muito triste e por este motivo precisa ser bastante divulgado né? Obrigada pela visitinha ♥

      Excluir
  2. Ju bem legal você abordar esse tema, pois mesmos nas familias ainda existe um certo tabu em relação a isto, e quanto mais divulgada e mais informações os pais e familiares tiverem mais portas abriram para discussões e orientações,de extrema importância estarmos cientes do que acontece com as crianças na internet.Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cat! Fico feliz que tenha gostado e concordo que ainda há um tabu muito grande sobre essa questão e por este motivo acho que deve ser divulgado com bastante força. Obrigada pela visita, adoro seu blog! ♥

      Excluir