Páginas

Voltei!


Olá pessoal! 

O título já diz muita coisa, porém quero explicar alguns dos motivos do meu sumiço. Bom, a partir dos dias 26 e 27 de Maio, tudo começou a ficar bastante corrido. Durante o mês de Junho, entrei em um período de muitas provas, a maioria para a mesma semana, ou seja, eu teria que estudar muito, pois elas viriam todas de uma vez e a nota seria decisiva para ser aprovada ou não em meu curso. Então, me coloquei a estudar bastante e fiquei sem tempo e sem cabeça também, de postar algo aqui. Passado as provas, na semana do dia 20 de Junho, iniciaram as férias. E no início deste período, eu aproveitei para curtir um pouco, afinal, havia chegado o tempo de descanso, não é mesmo!? Eu saí bastante, reencontrei amigos, fiquei com a família, coloquei minhas séries em dia, fiquei doente, sarei, enfim, aproveitei esse comecinho de férias da melhor forma que encontrei. 

Porém, agora já está tudo mais calminho e apesar de ainda estar de férias e pretender sair muito, eu decidi reservar um tempinho para o blog, porque sem sombra de dúvidas é um lugar que eu gosto e não pretendo deixá-lo. 

Eu espero verdadeiramente que eu não desanime, um dos meus objetivos em relação à Pedagogia é ajudar a informar e estar informada! Não irei prometer um dia certo para postar, mas farei o possível para voltar a escrever pelo menos um dia de cada semana. No mais, desejo boas férias à todos vocês, beijinhos!


Reviravolta coletiva


Olá! Já pensou em como várias inteligências e habilidades podem resultar em algo bem legal quando juntas? Pois é, apresento-lhe então este super projeto da equipe Assédio Coletivo. Eles apresentam diversas propostas sociais interessantíssimas à todos os tipos de públicos. Fique por dentro e visite o site para maiores informações. E para que entenda melhor sobre o Projeto no qual se intitula a postagem, segue abaixo um vídeo curtinho explicando um pouco como funciona. 


Espero que tenham gostado, até a próxima!



Dica relâmpago




Oie! Ferramentas práticas, de fácil acesso e com uma infinidades de funções são bem chamativas e com razão, não é mesmo? Então aqui vão algumas dicas de excelentes ferramentas para seu uso!

Ao fazermos uma pesquisa, podemos utilizar diversos meios e formas de aprendizado. A wikipédia por exemplo, é uma boa ferramenta de pesquisa. Simples, de fácil compreensão e contendo sempre o que desejamos. No entanto, é necessário manter-se bem informado e sempre procurarmos outros lugares de busca e compará-los, já que a Wikipédia pode ser editada e modificada por qualquer pessoa, e por este motivo, contando com um mediador responsável de certificar que o conteúdo não foi projetado por alguém de forma pejorativa. É válido saber o que estamos procurando para que seja de fácil percepção algum possível erro a ser encontrado no site. 

Há também o Google Docs. Este, é repleto de funções! De fácil acesso também, ao criar uma conta gratuitamente, pode-se fazer nele o que desejar com o que ele oferece (Word, PowerPoint, Excel). Abre, cria e edita tudo online, sem a necessidade de instalações do pacote office. É colaborativo pois o que você posta, pode ser visto por outras pessoas e estas, podem utilizar ou até mesmo colaborar editando o trabalho. Encarando isso como um trabalho escolar por exemplo: enquanto você escreve, seu amigo pode ir corrigindo e modificando alguns errinhos passados despercebidos. No entanto, minha primeira impressão foi desconfortável pelas diversas funções que ele possui, levei um tempinho para aprender tudo e usá-lo de forma mais tranquila. Bom, é uma ótima ferramenta!

Já o Podcast, é um instrumento muito legal de informação. Pode-se fazer com ele o que achar necessário. São arquivos de áudio e vídeos, então gravar uma aula, um livro, música, novela, série, poema, enfim, gravar o que quiser, é uma coisa totalmente criativa e instigadora. Usar isso para narrar uma história infantil, por exemplo, fazendo as crianças ouvirem e interpretarem de forma mais curiosa o contexto do livro, ou ainda despertar a imaginação pensando em quem estaria ali narrando. Ou ainda um áudio de uma palestra! Eu ouvi alguns poemas por meio desta ferramenta e achei super legal, embora ler ainda me remeta mais prazer! Pode se aprender muito com Podcast!

Por fim, as redes sociais. Há diversas dela pela Web. Informativas ou não, são usadas - e muito - por muitos indivíduos. O Facebook por exemplo, uma rede social cheia de pessoas, com diversas visões sobre o mundo, divulgando sempre seus olhares sobre algo por meio de texto ou até fotos. Aprende-se também por essa rede! Se engana aquele que diz que não! Um compartilhamento de um texto sobre animais aqui, um debate político ali, um vídeo viral acolá, há uma infinidade de informações sobre diversos assuntos nessa ferramenta de comunicação! É possível também a criação de grupos de interação estudantil para tirar dúvidas, discutir trabalhos etc. É diversão em meio à educação!

Viu? Todas essas ferramentas, por mais diferentes que pareçam ser, trazem sempre algo parecido: o conhecimento e a busca por coisas novas. Adequar-se à esses novos meios educativos, é a melhor forma de nos mantermos sempre atualizados e aprendendo sempre mais.

Espero que tenham gostado, até a próxima! 



Emaranhado de palavras


Olá pessoal! Sei que hoje é dia de indicação de livro, porém estou aqui para indicar um site, o Tagxedo. 

É um ambiente super legal de educação onde se pode montar e misturar palavras formando figuras, como no exemplo em que fiz. Você pode arrumar tudo do seu jeito, pois essa ferramente oferece diversos objetos para que você organize seu trabalho da sua forma. Poderá fazer desde mapas conceituais com figuras super legais como: mão, pé, coração e árvore, até uma belíssima caneca! Confira você mesmo como tudo funciona clicando AQUI. Essa é mais uma maneira criativa de envolver a criatividade e seus conhecimentos! Faça já o seu!


Espero que tenham gostado, até a próxima!




Indicação da semana


Olá pessoal. A minha postagem hoje não terá ligação com leitura ou algo do tipo. Vou aproveitar que o espaço é "Indicação" e indicar alguns sites com templates para blog. 

Mas você pode estar se perguntado o que é isso, então deixe-me esclarecer. Template ou Tema, é o modelo do seu blog. São temas que você pode personalizar ou encontrá-los personalizados. Muita gente me perguntou como fiz para editar todo o meu blog e foi exatamente assim, com esses templates que estão disponíveis na internet. 

De fato, não é fácil editá-lo, eu não aprendi de um dia para o outro. Na verdade eu já tinha uma noção de como funcionava por conta da rede social Tumblr, onde aprendi (fuçando) a editar várias coisinhas. Mas espere aí! Não é um bicho de sete cabeças não. Há diversos tutoriais no youtube com o passo a passo de como personalizar blogs, há também nos próprios sites que disponibilizam os temas, um tutorial rápido e simples de como fazer para ficar tudo correto na hora de editar.

Deixo claro que eu não sei montar um template, eu apenas baixo e edito o que já está feito. Construir um template exige conhecimentos profundos em informática e design e isto eu não tenho! 

Segue abaixo, alguns dos sites que visitei e que possuem temas grátis:



Lembrando que os créditos de quem fez, não devem ser retirados, plágio é crime! Enfim, espero que eu tenha ajudado e até a próxima!



Indicação da semana




Olá pessoal! Hoje quero fazer diferente: Eu sempre sugiro e incentivo à leitura, porém, recentemente assisti um filme que mexeu muito comigo e que mexe, na verdade, com qualquer pessoa que o assista. 

O filme também é uma ótima maneira de mergulhar em outro mundo, observando diversas situações, muitas vezes diferente da sua. Além de despertar um lado mais crítico, nos faz refletir sobre como agimos, como somos ou como deveríamos ser. 

Bem, sem mais delongas. É um roteiro nacional, quero ressaltar tal informação, já que algumas pessoas têm uma imagem negativa dos filmes brasileiros, mas aí vai um alerta: É necessário que se conheça o cinema brasileiro mais afundo, há infinitos filmes bem dirigidos e com histórias de arrepiar e nos deixar de queixo caído! Então, se você é uma das pessoas que não curtem muito um filminho nacional, deixo aqui a minha dica deste filme que com certeza irá te agradar e abrirá um leque de outras possibilidades nacionais. O nome da obra é "O contador de histórias" de Luiz Villaça, é biográfico e narra a história de Roberto Carlos Ramos, mostrando como o afeto pode transformar a realidade. Deixo a sinopse do filme AQUI e o trailer logo abaixo.


Espero que tenham gostado, até a próxima!



Você já ouviu falar sobre o Cyberbullying?





Olá pessoal. Hoje trago um assunto pouco animador: o cyberbullying. Você sabe o que é? Se você relacionou ao ruim e velho bullying, está no caminho certo!

O bullying, é um ato de agressão física ou verbal contra um indivíduo, na qual se dá por questões de desafetos e preconceitos. Ainda que esta ação se dê durante o recreio e na escola, com os avanços tecnológicos o cenário dessas atrocidades se transformou um pouco: passou do pátio da escola ao Smartphone

Cerca de 17% dos alunos são vítimas de ataques via internet. Segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em conjunto com psicólogos especializados em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, mostra que um a cada cinco adolescentes entre 12 e 15 anos sofreram cyberbullying. É nesta idade de transição da criança para a vida adolescente, quando começam a se ingressar nas redes sociais, tais como o Facebook, Twitter e Instagram, que a vida pessoal se torna mais exposta. São lugares propícios à interações de diversas pessoas, de diferentes lugares.

Assim como é importante que o adulto se preocupe em aconselhar a criança ao uso de técnicas de segurança, se torna necessário agora, que se preocupem também com medidas preventivas nos ambientes da Web. “As crianças devem desenvolver um senso moral ao se comunicarem com outras pessoas online, assim como fazem quando se comunicam ao vivo. Isto os encorajará a ter empatia pelos outros e reduzirá a probabilidade de participarem de ciberdelitos ou ciberbullying. É igualmente importante que entendam, desde pequenos, os potenciais perigos relacionados a algumas atividades online”, explica David Emm, Pesquisador de Segurança na Kaspersky Lab.

É importante ressaltar, que mesmo sem a agressão propriamente física como a do bullying tradicional, o cyberbullying oferece muitos perigos pois quem ataca normalmente:

Permanece com sua identidade anônima, se tornando mais difícil de encontrar a pessoa na qual está denegrindo a vítima.
É mais difícil se esconder, pois a maioria das pessoas têm acesso à internet e qualquer falsa informação divulgada acaba se tornando um viral e se espalha com muita rapidez.
O agressor, por ser oculto e não ver a forma e o estado real da vítima, não adquire sentimentalismo algum em relação ao que sofre o indivíduo, então, não se importam com o que fazem.

Outro problema muito grande é a falta de comunicação da vítima com a família, já que no bullying já se é difícil esse diálogo, quem dirá no cyberbullying, onde tudo é muito mais oculto para a família. E é por este motivo que os pais precisam estar atentos às redes sociais, de modo que supervisionem o que os filhos fazem na internet, com quem falam e se estão seguros (neste caso, os responsáveis devem prestar atenção na privacidade do perfil da web). E se você, pai ou mãe, perceber que há algo de errado, dialogue com seu filho, ele precisa de você! A psicóloga Dra. Astrid Carolus, especializada em meios de comunicação da Universidade de Wuerzburg, relata: “O diálogo é muito importante para as crianças que são vítimas. Se o seu filho se encontra nesta situação, mostre que ele não está sozinho, que há mais crianças passando pelo mesmo. Existe, inclusive, uma grande quantidade de celebridades que sofreram bullying e falam abertamente sobre suas experiências”.

Viu como é de extrema importância este assunto? A segurança de uma criança depende da supervisão e da ajuda dos responsáveis. A prevenção e soluções de agressões como essa, está na ação dos responsáveis que devem dialogar e permanecer do lado da criança até o fim, para que a vítima se sinta protegida e segura para falar sobre o que pode estar acontecendo. É, a tecnologia é uma ferramenta de muita utilidade, porém, todo o cuidado é pouco!

Espero que tenham gostado, até a próxima!




Indicação da semana



Olá pessoal! Gostam de textos poéticos? Eu adoro lê-los, pois me trazem uma paz de espírito absurda! Além de nos fazer refletir sobre vários assuntos e até mesmo sobre nossa vida e sobre como estamos vivendo. Pense você em uma tarde gostosa ou em uma noite de frio, sem nada para fazer e com um tédio de deixar os cabelos de pé, você pensa, pensa, pensa no que fazer e nada vem a sua mente. É então que eu lhe digo: Leia. Pegue um bom livro, uma coberta e um chocolate quente ou um chá, e sente-se para ler em um lugar tranquilo. E a poesia é uma ótima maneira de relaxar e ocupar o tempo, porque ela nos transporta para um outro mundo, cheio de significados e sentidos.

O livro "Antologia Poética" de Carlos Drummond de Andrade, traz tudo o que eu disse e um pouco mais! Uma obra cheia de universos temáticos definidos pelo próprio autor e pelo tempo que ele viveu. Há poemas como "Sentimento do Mundo", "Mãos dadas", "Confidência do Itabirano", "Poema de sete faces", "Infância", "A mão", entro outros, que conseguem nos arrepiar facilmente com seu olhar sensível e crítico. Ele é um pouco extenso, mas com uma leitura deliciosa e eu super recomendo! A seguir, um de meus poemas favoritos da obra:



Espero que tenham gostado, até a próxima!




Você sabe o que é e como funciona uma WebQuest?


Olá pessoal! Vocês sabem o que é uma WebQuest? A palavra causa estranheza, porém, irão descobrir o quanto essa ferramenta é interessante!



Com certeza vocês já participaram de algum jogo como "Caça ao tesouro", uma brincadeira organizada com tarefas e pistas para que se chegue ao objetivo que é encontrar o objeto perdido, o tesouro. Então, a WebQuest segue a mesma metodologia de buscas e de tarefas para que se chegue ao objetivo proposto! Ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico e criativo de alunos e educadores.

Este método tem a intenção de promover e estimular alunos e professores ao uso da internet como ferramenta educativa, como um site de buscas para o enriquecimento do conhecimento. Além de colocar os alunos à práticas como buscar informações para a realização da tarefa proposta pelo educador, instiga a criança ou adolescente a procurar sempre mais e organizar suas ideias para a realização do trabalho.

E mais: a WebQuest não exige Softwares específicos além dos utilizados para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. É tudo online e com fácil acesso para a construção de uma. O site WebQuest Fácil, oferece tudo o que é necessário para a construção de uma pesquisa rica e valiosa. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos: 


  • Introdução: Insere-se aqui uma breve colocação sobre o assunto e o que mais for necessário para situar o aluno em sua atividade.
  • Tarefa: Informa o Software e o produto que será utilizado.
  • Processo: Define a forma como será realizada a atividade e quais recursos estão dispostos ao aluno (site, livro, vídeo, etc).
  • Recursos: Sugestão de buscas, ex.: endereços de sites, páginas na web, links de vídeo.
  • Avaliação: Esclarece como os alunos serão avaliados.
  • Conclusão: Resume o assunto da WebQuest e os objetivos atingidos.
  • Créditos: Informa as fontes que foram usadas para a montagem do trabalho, é também espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração. 

Seguindo todos estes passos, consegue-se a construção de uma excelente atividade! Eu já montei a minha com minha amiga! Em nossa aula de Tecnologia Educacional, foi proposta por nosso Professor Roberto, a construção de uma, e nos organizamos para que tudo saísse corretamente. Quer dar uma olhada? Então clique AQUI e mergulhe em nosso universo para um mundo melhor e mais sustentável! E você não fique fora dessa, faça a sua também!

Espero que tenham gostado, até a próxima!



Acervo cultural


Olá pessoal! Já citei aqui sobre o Currículo +, certo? Pois então. Hoje trago uma novidade sobre um projeto muito interessante que estão montando utilizando essa plataforma.

Segundo o site Pop Mundi, alunos da rede estadual de ensino, poderão ter acesso à 60 objetos digitais sobre a cultura indígena no Currículo +. A Secretaria da Educação de São Paulo irá disponibilizar materiais como dicionários, lendas e mitos, etnias brasileiras, legislação e outros assuntos que tenham relação com o tema. A proposta é que os alunos absorvam essas informações culturais, por meio da tecnologia, de pesquisas e buscas por aquilo que acharem interessante. Este conteúdo, de acordo com o Pop Mundi, estará acessível em Maio. O dia não foi divulgado.



Entre o que poderão encontrar neste acervo, está a Cartilha Guarani, elaborada pela Educação. São dois exemplares com instruções para o ensino dos alunos. Estes exemplares, foram produzidos pelos próprios índios com a supervisão de uma especialista em linguística. Na rede estadual, na cultura dessas comunidades, as escolas indígenas são bilíngues. Para isso, os educadores trabalham com materiais nas línguas guarani, tupi-guarani,terena, kaingang e krenak.

Nesse trabalho, será possível encontrar textos, vídeos, infográficos, jogos e atividades. Há uma classificação de nível, disciplina, tipo de mídia e etc, no Currículo +. 

“A ação permite que o tema seja trabalhado além dos espaços das escolas estaduais indígenas, chegando a todas as unidades de ensino da rede de forma mais dinâmica. O conteúdo moderniza a forma de ensinar e aprender a cultura para um público diversificada de crianças e jovens, com respeito à diversidade étnica que marca a nossa rede”, afirma Julieth Melo de Souza, do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria.

Legal né? É mais do que necessário incluir culturas tão ricas na aprendizagem escolar de uma criança. O modo que vivem, os rituais, os mitos, as religiões, tudo é informação e conhecimento. Um projeto muito interessante que com certeza dará certo. 

Espero que tenham gostado, até a próxima!



Faça você mesmo


Olá pessoal! Vocês já passaram por alguns artigos, revistas, jornais e já se depararam com gráficos bonitos e animados? Aposto que sim! E se eu disser que é simples montar algo parecido? 

É isso aí! Sites como Easel.ly e Piktochart, oferecem ferramentas bem legais para que se faça um infográfico cheio de figuras e textos do seu jeitinho, pois há diversas possibilidades de personalizá-los e deixá-los como quiser. Para isso, é necessário que se faça uma conta e se junte ao site. Depois disso, é só criar e e esbanjar criatividade para fazer o seu! 



Eu fiz o meu, gostaram? Então entrem em um dos sites e se deliciem nesta ótima ferramenta gratuita! Até a próxima!



Currículo + Educação para crescer


Olá pessoal! É com grande satisfação que apresento à vocês uma ferramenta rica de recursos e de novas aprendizagens. O Currículo + . Você sabe o que é e como funciona? 

É um site que oferece diversas plataformas de ensino, que orienta os educadores para incluir a tecnologia de uma forma mais criativa e saudável no aprendizado de jovens e crianças. Com ele, é possível desenvolver conteúdos do Ensino Fundamental ao Médio, contando com ferramentas de vídeo, jogos, áudios, livros digitais, simuladores, infográficos e muito mais!



Que tal dar uma checada nisso? Garanto que fará um ótimo negócio, e o aprendizado se realizará em ambas as partes (aluno e professor). Espero que tenham gostado da dica, até a próxima!



Aprenda inglês em casa!





Atualmente, aprender uma nova língua é essencial para vida profissional e pessoal. Além de ser gostoso entender o que uma música em inglês diz, por exemplo, só tem a acrescentar em um currículo e aumenta as chances de alcançarmos nossos sonhos e objetivos.

Eu sempre gostei de inglês e você? Se "eu também" foi a sua resposta, sugiro que continue a ler esta postagem! Você já deve ter ouvido falar de aulas online, certo? É uma forma bem legal de aprender sem sair de casa, para uma pessoa que não tem tempo para isso então, nem se fale! E pensando nisso, que tal iniciar aulas gratuitas agora mesmo? Um site com um layout bem chamativo, pode te proporcionar isso. No Duolingo, você poderá aprender inglês, espanhol ou francês! Gratuito, atende todas as necessidades que um curso oferece, desde de atividades e jogos, à avaliações e nivelamento de nível! Para participar do site, é necessário que faça uma conta, mas acalme-se, é coisa rápida! Outra sugestão bem legal de site online para aprender idiomas, porém com uma gama maior de línguas, é o Livemocha, que também é gratuito e atende todas as necessidades de quem procura aprender em casa! 

E aí? Gostou das dicas? Então corra agora mesmo e faça sua conta em um dos sites. Bye bye!



Indicação da semana




Olá pessoal! Sabem que dia é hoje? Não? Pois para quem não sabe, hoje é dia da educação!!! Legal não é? E que tal aproveitar o restinho desse dia lendo algo para você ou para alguém? Eduque-se lendo, procurando sempre se renovar, pois a leitura renova e a cada livro descobrimos algo novo!

Enfim, hoje eu sugiro a leitura do livro espetacular de Chris Colfer "Terra de histórias". A obra ilustra o mundo lúdico, cheio de aventuras e fantasias vividas por duas crianças! Elas acabam ganhando um livro mágico e entram dentro dele, vivendo diversas aventuras e passando por muitas histórias como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e muito mais! É um livro longo, porém é divertido do começo ao fim. 

E aí, por que não mergulha nessa viagem ao mundo de fantasias também? Posso garantir que não irá se arrepender.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Indicação da Semana



Olá pessoal! Eu dei uma bela de uma sumida não é?! Eu sei, estive com uns problemas de saúde e precisei me cuidar. Agora que estou melhor, como prometido todas as terças, indicarei um livro. 

Ler é bom e quando se tem em mãos uma obra na qual é possível viajar, imaginar e fantasiar, é melhor ainda! A imaginação faz parte do processo cognitivo de qualquer ser humano e com ela nos apropriamos de um mundo nosso! Seguindo essa linha, o livro de Maurice Sendak "Onde vivem os monstros" traz um universo novo de muitas descobertas! Um livro curto, cheio de ilustrações e fácil de ler, carrega consigo uma história repleta de fantasia e reflexão! Fez tanto sucesso que foi feito uma adaptação da obra para um filme. 

A forma como a narrativa é embasada na realidade sem que percebamos, é incrível! Que tal gastar alguns minutinhos lendo para alguma criança ou para você mesmo? Eu aposto que não irá se arrepender! Boa leitura.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Indicação da semana




Com um pouco de atraso, mas como prometido, vou fazer a indicação de um livro! E você já pensou em quanto sonhar é bom? Nos motiva, nos instiga e nos fortalece. Sonhar faz bem. E é com essa concepção, que Augusto Cury escreve seu exemplar "Nunca desista de seus sonhos". 

Um livro bastante denso de sensibilidade e filosofia. É motivador e nos proporciona uma dimensão ampla do ato de sonhar, do não desistir. É simples e bem fininho. Recomendo à todos, e para que possam ter um gostinho do que estou falando, segue abaixo um trecho de Cury:

"A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.
A culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.
Este livro foi escrito para todos os que precisam sonhar (crianças, jovens, pais, profissionais) e não apenas para psicólogos e educadores. Ele fala sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos.
Acima de tudo este livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar a sua vida. Uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido." - Augusto Cury

Sentiram o drama? Pois então corra e boa leitura!



Páscoa interativa


Já analisou o quanto a páscoa pode trazer benefícios educativos e interativos às crianças? 



Essa data é geralmente associada à religião, à chocolates, ovos e coelhos (fique por dentro desse assunto), o que atrai ainda mais a garotada! Então por que não inserir brincadeiras que tragam diversas instigas à elas? Segue abaixo a lista:

• Pintura de Ovos - Uma maneira simples e divertida de animar a galera, integrando-os ao processo. Separe ovos cozidos ou vazios (é necessário fazer um pequeno furo para esvaziá-lo, higienizando-o depois). Agora, é só pintar a casca com papel crepom e água, tinta guache ou corante alimentício.

• Corrida do Ovo - Uma brincadeira já vista em diversos filmes, gincanas e etc. Com uma colher, um ovo e um espaço grande, a diversão é garantida na certa! É uma atividade na qual vai utilizar e explorar algumas habilidades das crianças, tais como a concentração, agilidade, velocidade, controle etc. Determine um ponto de chegada e utilizando a colher, coloque um ovo (pode ser de chocolate já que estamos falando da páscoa) na mesma. Dê as instruções corretas para que o ovo chegue intacto até o ponto determinado.

• Caça aos Ovos - Uma brincadeira típica em alguns países, que habilitará na criança a curiosidade, a lógica, a observação e o espírito investigativo! Para que seja realizada essa atividade, os adultos devem esconder em diferentes lugares, os ovos de chocolate.

• Coelhinho sai da Toca -  O objetivo dessa atividade é a atenção. Os participantes serão divididos em grupos de três. Dois jogadores ficam de mãos dadas formando a toca e um terceiro participante fica no meio representando o coelho perdido. Uma pessoa é escolhida para dar o comando "Coelhinho sai da toca. 1,2,3" e assim que o fizer, todos devem correr procurando a toca, inclusive o coelhinho perdido. Aquele que não conseguir entrar, será o coelho da próxima jogada. Este jogo se assemelha à brincadeira da cadeira, é bem divertido! 

Listadas as brincadeiras, percebe-se o quanto a garotada pode aprender brincando. Com estímulos e criatividade dos pais, é possível tornar um momento espontâneo, em um educativo. E aí, gostou? Ainda é páscoa, corra lá e exercite esse lado divertido que há dentro de todos nós e curta a criançada! 



02 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo


E neste dia especial, por que não nos inteirarmos nessa realidade, nesse mundo peculiar do autista? O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento de um indivíduo perceptível antes mesmo dos três anos de idade. Apresenta características como a dificuldade de interação social, a linguagem verbal e não verbal, brincadeiras de faz de conta, sentidos aguçados (visão, olfato, audição, paladar, tato), a repetição e restrição de comportamento, mostram-se apegados à objetos e quando há mudanças de rotina o emocional se altera. 

O transtorno vai de quadros mais leves (como a síndrome de Asperger) até situações mais graves em que o portador é incapaz de socializar-se de maneira menos agressiva, tendo também um comprometimento de retardo mental. Dentre as causas ainda estudadas, ressaltam os fatores biológicos e genéticos - de acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.

O diagnóstico eficaz é clínico! A internet é um ótimo meio de pesquisas, porém um relatório completo e um acompanhamento médico com a criança logo no inicio do surgimento das dúvidas quanto às ações que esta vem apresentando, é imprescindível! Em relação ao tratamento, exige diferença entre os pacientes, pois depende muito do grau do Autismo. Cada indivíduo recebe um atendimento individual, de acordo com suas deficiências e necessidades. 

É preciso estar presente, manter-se em contato afetivo com a criança e saber tratá-la de forma condizente ao transtorno. É necessário que a família se mantenha forte, com um bom emocional e acima de tudo: com muita vontade de ajudar, de estar perto, de correr atrás. Uma rotina sem muitas mudanças, é essencial, já que há dificuldades em novas adaptações. A integração escolar pode ser feita, no entanto é importante observar que cada caso é um laudo diferente, é preciso respeitar o grau de diferença e em alguns casos, o melhor é procurar uma instituição que ofereça um atendimento mais individual, para que o progresso se torne possível levando em relação às dificuldades mais pontuadas. 

Agora que já está por dentro do assunto, que tal assistir um vídeo lindo? Veja a visão do irmão Otávio (três anos) sobre Ítalo (seis anos) que possui o autismo.





Espero que tenham gostado. Até a Próxima!



Indicação da semana





Olá pessoas internéticas! Tive a ideia de montar um projeto simples de indicações de livros do qual eu gostei. Funcionará da seguinte forma: Toda Terça Feira (se possível) postarei aqui nomes de livros que tenham gerado algum significado para mim, que tenham me interessado, etc. Alguns serão livros didáticos, com temas relacionados à educação e outros que me chamarem atenção - tendo ou não relação com a educação. A ideia do blog é mais ampla e trarei assuntos do qual me despertarem interesse também!

Partindo disso, hoje farei a indicação de um livro didático sugerido por minha professora do curso de Pedagogia, Maria Conceição. Intitulado "O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem" (Telma Weisz), o exemplar trata de assuntos que parecem distantes de nosso cotidiano (por acharmos que a educação é meramente didática e não se aplica fora da escola), mas que estão totalmente integrados à ele. A visão da forma de ensino de Telma, remete uma reflexão sobre como os professores, pais e alunos se comportam atualmente e como deveriam se comportar diante de diversos novos métodos de ensino existentes na educação construtivista e moderna. 

Casos de alunos, pais e professores em sala de aula também são bem exemplificados, tornando ainda mais fácil a compreensão da escrita e do ponto de vista extraordinário de Weisz. Diante à essa facilidade, a leitura se torna gostosa, rápida e reflexiva. Com aproximadamente 130 páginas, mostra-se completo e super acessível à seu bolso. 

Se interessou? Pois então não perca tempo, este livro só irá acrescentar pensamentos positivos sobre os mais variados assuntos que nos permeiam e está disponível em: Livraria Saraiva, Livraria Cultura, Estante Virtual e diversos documentos de download! 


Espero que tenham gostado. Até a próxima!



21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down


Se você acredita na inclusão, deve estar por dentro do assunto e da data tão especial quanto a de hoje! Mas como você se refere à essa patologia? Como doença?

Muitos julgam a síndrome como uma doença pelo fato da diferença ser perceptível às pessoas. Porém, engana-se quem pensa assim! A síndrome não é uma doença! Ela é uma ocorrência genética natural.

Por motivos ainda estudados, durante o período de gestação, formam-se 47 cromossomos no lugar de 46 que se formam normalmente. Este material a mais, altera o desenvolvimento regular do bebê. Características como olhos puxados, corpo mais molinho e a diferença do ritmo de aprendizagem e desenvolvimento, são presentes nesta síndrome. 

Mas nota-se no vídeo a seguir que isso não é um empecilho. Estes indivíduos se tratam e se mostram como iguais e querem se inteirar na sociedade como qualquer pessoa dita normal. Então por que tratá-los como diferentes quando o assunto é inclusão? Assista o vídeo e veja como é melhor viver sem diferenças respeitando a singularidade de cada ser humano!



Espero que tenham gostado do post. Até a próxima!



Da folha de papel a página da Web


Você é um professor integrado ao mundo atual? É antenado? Utiliza recursos para uma dinâmica diferente e interessante à educação? Acredito que se está aqui, você com certeza é!

Vivemos na geração Z, somos parte de um mundo globalizado e moderno onde as tecnologias têm roubado a cena e a atenção de milhares de indivíduos pelo mundo. Estar por dentro e aprender a se integrar neste meio não é uma tarefa fácil e nem tampouco compreensível para alguns. O fato de resolver diversas coisas tecnologicamente, assustam muitas pessoas, princialmente pais e professores. Além disso, o choque de diferentes gerações se caracterizam em inseguranças, preconceitos e impaciência diante às complicações da nova ferramenta de comunicação.

No entanto, já analisaram como isso pode ser benéfico para a educação? As crianças de hoje aprendem com uma facilidade impressionante o manuseio de um tablet ou smartphone, por exemplo, e por meio destes podem aprender e ensinar. A internet tem diversos conteúdos didáticos a serem explorados por alunos e professores: jogos, vídeos, textos, slides, há uma infinidade de materiais com conteúdos sólidos e bem estruturados.




Aprender de uma forma dinâmica, diferente e prática, pode trazer mais prazer e curiosidade ao aluno. Este, irá entender que a tecnologia é bem mais que apenas redes sociais. Compreenderá também, que há tempo de estudar e tempo de socializar. Profissionais com dificuldades em mexer e explorar esse meio, podem trocar conhecimentos com aluno, descobrir novas formas de ensino e se fazer parte dessa nova realidade tecnológica.




Espero que tenham gostado do post! Até a próxima!



Olá pessoas internéticas!


É com grande satisfação que inicio este site! É algo diferente, porém bem legal e informativo. Abordarei diferentes assuntos relacionados à educação e a comunicação tecnológica que vem crescendo neste meio há algum tempo. E por que não começar me apresentando, não é mesmo? Então lá vai!

Meu nome é Juliana, tenho 19 anos e curso Pedagogia. Estou no primeiro semestre e já me identifiquei totalmente com a área, não somente por se tratar de educação, mas o conjunto dela: o social, o político, a tecnologia, a psicologia, etc. Tudo me fez ver que o mundo se envolve em cada categoria que identificamos "diferentes" ou até "nada a ver". É como um quebra-cabeça, onde cada peça tem sua interação com a outra.

No mais, agradeço a paciência em ler (espero que alguém tenha lido, haha) e vamos nessa!